DNSs alternativos: uma ajuda contra os problemas da sua internet

28dez09

InternetNão é difícil se deparar com um site ou outro sem funcionar. Um exemplo recente aconteceu nessa semana, quando alguns usuários da Oi Velox não conseguiram acessar blogs hospedados no Blogger. No caso, uma das soluções propostas pela própria Oi Velox foi a troca do servidor DNS padrão do provedor por um alternativo.

Mas antes de falar de outros servidores DNS, vale a pena lembrar pra que eles servem. Quando você digita o endereço de um site (como o Google.com), o que acontece, na verdade, é uma requisição ao servidor DNS para buscar o IP do site, que é uma sequência de números, algumas vezes dinâmicos e que por isso mesmo, seriam impossíveis de serem memorizados e digitados a toda hora.

E como você já deve saber, um servidor DNS é indispensável para acessar a internet. Mas de vez em quando, os servidores DNS fornecidos pelo próprio provedor apresentam problemas, deixando alguns ou até todos os sites indisponíveis. É aí que entram os DNSs alternativos.

Eles, além de serem uma alternativa e fornecerem mais estabilidade à sua conexão, também podem oferecer opções extras, como o monitoramento e o bloqueio de certos sites, que podem ser interessantes para certas empresas.

A própria Microsoft fornece instruções para alterar o DNS no Windows Vista/7 (passos 1, 2, 3 e 6), mas que são bastante semelhantes às do Windows XP. Se você precisa de dicas de servidores DNS para usar no seu sistema, a gente te recomenda os dois mais usados para tal coisa:

OpenDNS

OpenDNSO OpenDNS é o servidor DNS alternativo mais usado e conhecido, até por existir há um bom tempo (desde meados de 2006, pra ser mais exato). Além de trazer a estabilidade proveniente de servidores espalhados pelo mundo, ele traz, entre outras funções, correção automática de URLs, proteção contra phishing e bloqueio opcional de páginas relacionadas a pornografia, redes sociais ou vídeos.

Para usar o OpenDNS é necessário alterar o servidor DNS que a sua conexão usa para 208.67.222.222 e 208.67.220.220. Mas para usar as funções adicionais é necessário se cadastrar no OpenDNS.com e fazer outra configuração extra caso o IP de sua conexão seja dinâmico.

Google Public DNS

Google Public DNSJá o Google Public DNS, do Google (O RLY?), não tem muitas funções, se focando mais em segurança e rapidez, segundo a página do próprio. Também tem como uma de suas características não redirecionar o usuário para páginas de busca caso ele acesse um endereço inválido.

Se você é um fã do Google (ou não), e decidiu usar o DNS deles, deve alterar os DNSs da sua conexão para 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

O OpenDNS e o Google Public DNS são os mais conhecidos, mas existem várias outras opções. A maioria delas podem ser vistas no abusar.org.

About these ads


No Responses Yet to “DNSs alternativos: uma ajuda contra os problemas da sua internet”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: