Counter-Strike proibido no Brasil

19jan08

É amigo, Counter-Strike, um dos jogos preferidos dos adolescentes e lan houses do Brasil, foi banido do Brasil nessa semana. Uma ação civil pública em Goiás, afirmou que o jogo causa problemas a saúde dos jogadores. Segundo o UOL Jogos, a causa da proibição do jogo foi a seguinte:

“Counter-Strike” é descrito como um jogo em que “traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros”.

Apesar da ação ter sido proferida em Goiás, ela tem validade para todo o Brasil, apesar de alguns Procons, como o paulista, ainda estarem avaliando o caso, e por isso, não tomaram nenhuma atitude ainda.

Agora, pensemos em dois fatos. Primeiro: a lógica da Internet fará com que o jogo e seus MODs continuarão sendo distribuídos pela Internet, então ninguém deixará de jogar Counter-Strike.

Segundo: a Electronic Arts divulgou uma nota em que fala (com toda a razão) o seguinte:

A EA […] esclarece que itens como traficantes, a cidade do Rio de Janeiro, favela, trilha sonora funk e pontuação extra por matar PMS, não fazem parte do jogo original. Estas modificações foram criadas por pessoas que não têm qualquer tipo de ligação ou relacionamento com ambas as empresas e que dispuseram seu download gratuitamente pela internet.
[…]

O jogo Everquest também foi banido no Brasil, mas como não é um jogo tão famoso quanto CS, não vamos falar tanto dele.

Fonte: UOL Jogos > Guia do PC



12 Responses to “Counter-Strike proibido no Brasil”

  1. Ah não! Assim não dá, assim não pode. Proibir de vender CS irá trazer mais problemas aos viciados isso sim.

    []’s!

  2. ei na moral desculpa ai… oq q cs tem aver com esses merda desses traficantes.. na moral esses traficantes sao uns nerd vei sabe oq faz da vida nao … agora cs e 1 jogo divertido para todos .. eu mesmo vo para os camp e num fumo merda nenhuma.. isso naum te mnada aver com traficante nao isso e donzeli-se deles mesmo sorry me

  3. @Thiaguinhow de Recife

    Um comentário deixado na notícia fonte reflete bem a minha opinião:

    “Jogos de computador não afetam as crianças – se o Pac Man tivesse nos afetado quando crianças, nós estaríamos andando em círculos em quartos escuros, mastigando pílulas ruidosamento, e ouvindo músicas repetitivas.” – Kristin Wilson, 1989

  4. 4 Igor Zamani

    Proibição ignorante e ridícula!!
    Se os manés que fizeram isso soubessem pelo menos jogar, viriam que ao iniciar o jogo você deve escolher se é “Mocinho” ou “Bandido”. Portanto essa besteira é uma entrave a liberdade de expreção. Afinal, se o cara escolhe ser CT ele tem um puta de um trabalho para resgatar os reféns e até mesmo desarmar bombas… Se os caras do time dos Terroristas forem bons mesmo jogo é pura adrenalina. Um jogo que ensina a trabalhar em equipe, não substimar os adversários, valorizar e proteger os próximos e por aí vai….
    Putz… Mapas qualquer um cria, agora dizer que o CS-Rio é quem fez a proibição existir?? É du cacete mesmo…
    Pô! Agora virou bagunça mesmo… Tudo que é proibido é melhor. Quem fizer mapas ou vender o jogo vai ficar cheio da grana.
    A realidade no RJ, SP, RS, PA e outros cantos do país é bem mais complexo que no jogo… A bala come e os reféns nem são salvos.

  5. cara… sinceramente nao dá =/
    vai ser igual ao GTA, vao proibir e só, todos vao continuar jogando normalmente… pizza pizza😀

    e outra… a nao ser que eles façam um acordo com a Valve, a comercialização continuará.

    nao adianta mey, é nozes sempre😀

  6. 6 Andreney

    Kra! fala sério! eles deveriam se preocupar com os traficantes que tão matando e fabrincando viciados, e naum com quem está dentro de um estabelecimento ou em casa se divertindo. Ou será que os policiais que já morreram no Brasil foram mortos por viciados em CS… bando de hipócritas, isso sim!!!!

  7. @Jon

    Isso me lembra algo que eu sempre disse quanto à esse caso: CS não acabou, sempre haverá sites, blogs e camelôs com o jogo.

  8. 1° o retardado mental nunca deve ter jogado cs na vida pra sabero que são mapas, c4, refens, então acho que esses promotores não sabem com o que estão lidando porque pra falar um absurdo da qual: traficantes, pms, representantes da ONU, cara isso é errado!!!

    2° a culpa desse mapa não é da valve por que existem mapas oficiais e que são jogados em torneios mundiais da qual não mostram ou representem perigo!!!

    3° eu não me lembro de ver escrito no mapa: REPRESENTANTES DA ONU SÃO SEQUESTRADOS POR TRAFICANTES, se alguem achar isso no mapa por favor me avise!!!

  9. É difícil até escrever algo de tanta merda que da vontade de fala. É uma pura vergonha os representantes do Brasil, repito:

    V E R G O N H A ! ! !

    Tanta coisa pra correr atrás, é tanta gente passando fome, é tanta gente catando lixo, é tanta gente morrendo em porta de hospital, é tanto hospital sem recursos, é tanta gente atolada em dívidas, é tanto imposto, é tanta burocracia, é tanta porcaria, é tanta violência, é tanta droga, é tanto bandido/corrupto/político, são tantos inocentes mortos, são tantos políciais desarmados/sem coletes/sem viaturas/sem salário, são tantos professores desprezados, é tanto ensino medíocre em escolas, é tanta pessoa infeliz/individada/indignada/estressada/maltratada, é tanta falta de RESPEITO COM O POVO, é tanta FALTA DE VERGONHA NA CARA de POUCAS PESSOAS, é tanto roubo, é tão grande a quantia de dinheiro na mão de poucos, é tão pouco a quantia de dinheiro na mão de muitos, é tanta água escoando em esgoto a céu aberto, é tanta doença afetando tanta gente, é tanta gente morando em favela e tão pouco em condomínio fechado, é tanta bala perdida, é tanta incopetência/burrice/desprezo/ganância/impunidade, é tanto LIXO NA TV, é TANTO BBB, é TANTO SEXO EXPLÍCITO EM NOVELA, É TANTA ENGANAÇÂO, É TAMANHA A NECESSIDADE DE ENGANAÇÃO E MASSIFICAÇÃO DO POVO, é tanto cigarrro, é tanta bebida alcoólica, são tantos “representantes” do povo(Ooopss!), é tanta LIBERDADE para o POVO(?) (…)

    ENFIM… SÃO TANTAS COISAS NOCIVAS À NOSSA SAÚDE!!!

    E uma (pessoa) simplesmente cria uma lei proibindo jogos de computador SEM FUNDAMENTO ALGUM e SEM PESQUISA ALGUMA(Isso TANTAS pessoas assim como eu sabem com toda certeza). “PELOAMOR”, que palhaçada, é de sentar no chão e lamentar a situação em que estamos(AMAR O BRASIL?) ou deixar o Brasil. Tamanha futilidade de uma lei enquanto tantas outras deveriam estar sendo criadas e outras TANTAS F-I-S-C-A-L-I-Z-A-D-A-S e C-U-M-P-R-I-D-A-S. Acho que não sabem o que significa “FAIXA ETÁRIA” ou aindo o termo “FICÇÃO” OU “VIRTUAL” e “REALIDADE”. Aliás, talvez desconheçam algumas palavras tais como “EDUCAÇÃO”, que anda meio em falta em alguns lugares. Sinceramente, cansei de escrever…então só vou finalizar.

    1° “Counter-Strike” existe há mais de 5 anos e extramente JOGADO devido à diversão, companheirismo de que necessita, raciocínio, habilidade, estratégia.

    2° Em “Counter-Strike” não existe “POLICIAL E LADRÃO”, existe “CONTRA-TERRORISTAS E TERRORISTAS”.

    3° “Counter-Strike” não é um jogo, é um MOD (modificação de um jogo)

    4° A tela “cs_rio” <<>> faz parte de “Counter-Strike” como já disseram. “cs_rio” é uma “tela/fase/mapa/nível” CRIADO POR BRASILEIROS e DISTRIBUÍDOS LIVREMENTE E GRATUITAMENTE NA INTERNET. E o sucesso do jogo vem justamente da possibilidade dos USUÁRIOS poderem adicionar novos recursos ao jogo “counter-strike”.

    5° Em notícias e reportagens sem fundamentos e pesquisas apresentadas, diz-se que a trama do jogo “counter-strike” é justamente ser bandido ou polícial e invadir morros tomados por traficantes, resgatar reféms da ONU e levar tiro. Sinceramente, a partir do que disse no item 4, da até vontade de rir das merdas que gente estudada escreve por aí. E só pra não ficar algo vago vou falar, o mapa “cs_rio” não sendo original do mod counter-strike, está presente em poucos servidores de jogos, você só faz o download e joga esse “mapa” se quiser, se não quiser, jogue os mapas originais que não existe nem indício de uma simples favela.(Eu particulamente não jogava “cs_rio” por preferir jogar em mapas originais).

    6° “Counter-Strike” não vai deixar de existir, não vão deixar de jogar e continuará a ter muitos lugares vendendo.(2 motivos são mais que suficientes, primeiro que os jogadores não vão deixar de jogar, segundo devido às fiscalizações).

    7° “Counter-Strike” pode ser adquirido via download internet, ou mesmo compra por internet(qualquer 1 consegue uma cópia original do jogo).

    8° “Couter-Strike” possui campeonatos mundiais patrocinado por empresas gigantes da qual o Brasil participa e já foi campeão.

    9° Existe uma coisa em jogos chamada “Faixa Etária”. Será que esqueceram que isso existe ou simplesmente atropelaram?

    9° Mudando um pouco de assunto, o site do procon de Goiás saiu do ar provavelmente devivo a tantos internautas acessarem e mandando e-mails criticando o ocorrido. (Apesar do Procon não ter culpa, a culpa caiu sobre ele). Basta acessar a notícia em diversos sites e ler os comentários de indignação e vergonha da situação.

    10° Estamos sendo alvo de gozação lá fora porcausa de uma lei. Sabia disso? Lamentável!

    11° Pra quem não se informou, os inimigos virtuais são colegas virtuais e reais. Há, isso se chama amizade.

    12° É só esperar a poeira baixar que tudo volta ao normal. Todos sabem disso.

    13° Só pra deixar claro, não jogo “Counter-Strike”, mas já joguei durante alguna anos. (Jogo outros jogos).

    14° Cade a notícia “Pessoa mata e diz que foi influênciada por Counter-Strike”, acho que perdi(ou não existe e tou ficando louco por jogar um jogo de computador), alguém tem nos favoritos ae? (Quem joga quer diversão, quem mata merece prisão!)

    15° Não me venham dizer que o jogo me deixou mal-humorado,estressado e violento. Me vejam apenas como mais um brasileiro dentre milhões indignado com tanto lixo que vemos como por exemplo uma LEI FÚTIL!

    Até!

  10. 10 Marcelo rezende de araújo

    Fica evidente, que essa decisão foi tomada por pessoas que nunca jogaram qualquer tipo de jogo eletrônico. Esse juiz não tem a menor idéia do que fez, e isso é preocupante..imaginem quantas decisões judiciais, são errôneamente proferidas todos os dias por juízes medíocres, que nem sequer se dão ao trabalho de estudar mais profundamente a matéria, antes de tomar uma decisão que afeta a vida de muitas e muitas pessoas, eu jogo a muito tempo Counter Strike, “e não pretendo parar”, e como jogador veterano, tenho em mente a abismal diferença entre uma morte no jogo e um assassinato sangrento, e repito só que joga sabe que, fazer uma cesta no jogo NBA, ou dar um tiro de AK47 no Counter Strike, não tem diferença nenhuma pro jogador…

  11. eu quero baixar a tela do chaves e a tela do rio no cs 1.6 me ajudem por favor…………….

  12. 12 wayner

    pode ate proibir a venda de cds e tals mais msm assim existem downloads do jogo por toda rede de internet. entaum nao tem como proibir o Pessoal de jogar cs.
    Entaum qualquer um pode jogar dentro de casa, mais se alguem ver que esta afetando sua mente e seu desempenho fisico aconselho a parar. Pois você nao tem uma cabeça forte pra ta jogando o CS
    Ae o MAPA “cs_rio” foi um mapa criado por uma pessoa nao pela empresa fabricante do Counter-strike assim como muitos mapas sao criados por internaltas como eu até mais vou la joga um MIX.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: